O município de Iturama

por Administrador do portal publicado 06/08/2020 08h30, última modificação 06/08/2020 08h33

 

A Fazenda Santa Rosa era uma pousada de mascates, tropeiros e boiadeiros e se localizava em região onde habitavam os índios Caiapós. Assim surgiu o primeiro povoado, denominado de Santa Rosa, pertencente ao município de Frutal. Em 1905 foi construída uma capela, conforme a vontade da doadora. A igrejinha que funcionou como referência para a consolidação do lugarejo é hoje a Paróquia de Santa Rosa de Lima. A partir daí começou a venda de áreas às pessoas interessadas, surgindo nessa época às primeiras casas.

O povoamento foi se desenvolvendo paulatinamente, com origem desconhecida, permanecendo anônimos, os primeiros desbravadores. Relata-se que o primeiro contato entre os bugres e o homem branco, foi por ocasião da passagem das forças militares que demandavam para a Guerra do Paraguai.

Porém, atualmente não existem vestígios desses deslocamentos de brasileiros que, passando por Iturama e Porto Alencastro, saltavam o Rio Paranaíba até o Estado de Mato Grosso. Ao que consta, o primeiro a construir uma casa onde hoje é a cidade, foi um baiano, de prenome Roberto.

Quando o município de Campina Verde foi criado, em 1938, o Povoado de Santa Rosa foi elevado a Distrito, ficando nesta condição por cinco anos. Em 31 de dezembro de 1943, o Distrito de Santa Rosa passou a se chamar Distrito de Camélia, de acordo com o decreto-lei nº 1.058.

Em 1948 iniciou-se uma campanha objetivando a emancipação do Distrito de Camélia, para elevá-lo a município deIturama. Finalmente, no dia 27 de dezembro de 1948, pela lei nº 336, foi criado o município de Iturama.

Iturama quer dizer "Cidades de muitas quedas de água". O "i" significa água, "tu" quer dizer tombo ou queda e "rama", tem o significado de muitas. A princípio, o povoado pacato que deu origem à cidade de Iturama se localizava numa região do Rio Grande com muitas cachoeiras, a 20 quilômetros da atual sede urbana.